O manguezal recebe esse nome devido a sua vegetação dominante de mangue, tipo de vegetação halófita (tolerância ao sal) adaptada a viver em ambientes de planície de inundação de marés. Associado aos mangues é possível encontrar também outros vegetais e animais que encontram nessas árvores abrigo, proteção e alimento.
De acordo com as condições de sobrevivência nos ambientes lodosos dos manguezais, as três espécies vegetais presentes, chamadas de mangues, são classificadas em: Mangue-branco (Laguncularia racemosa) Mangue-vermelho (Rhizophora mangle) Mangue siriúba (Avicennia schaueriana).
- As plantas possuem sementes compridas, finas e pontudas. Isto ocorre para facilitar a reprodução, pois quando caem no solo úmido, podem se fixar com mais facilidade. - O cheiro do mangue é bem característico, em função da presença de áreas salobras (com presença de sal).
Fotografia: @vivianemiranda_planctologia via Google Images (2023). Meramente ilustrativas
#vivianemirandaplanctologiaeestudosambientais #vivianemirandaconsultoraambientalplanctônica #vivianemirandaplanctóloga #manguezal #mangue #vegetaçãodemangue #estudisambientais #consultoriaambiental #consultoriaambientalrj #dadossecundários #análiseambiental #estudosfaunísticos #empreendedorismo #empreendedorismofeminino #biomascosteiros #sistemalagunarbarrajacarepaguá
Comments