top of page

Sempre presentes

Foto do escritor: Viviane MirandaViviane Miranda

Sempre presente nas amostras de bentos de praias arenosas 🏖️


Anfípodes (microscopia) (Amphipoda) é uma ordem cujos representantes são animais que apresentam características exclusivas de crustáceos, visto que são incluídos no Subfilo Crustacea. Seu corpo é composto por cabeça e tronco segmentados. Na cabeça, possuem dois pares de antenas, glândulas antenais e olhos, enquanto que o tronco é subdividido em tórax e abdômen. A maioria é dióica e, como característico nas fêmeas da Superordem Peracarida, possuem estruturas que partem dos apêndices torácicos achatadas e finas, formando uma bolsa incubadora ventral, ou marsúpio, utilizada para incubar os embriões.


Emerita brasiliensis (Schmitt, 1935), conhecida pelos nomes comuns de tatuí ou tatuíra, (palma da mão) é uma espécie de crustáceo decápode anomuro da família dos hipídeos que habita praias arenosas, fazendo escavações na areia. Dificilmente ultrapassam os quatro centímetros de comprimento, mas é possível o crescimento até sete centímetros, com carapaça castanho-amarelada. São encontrados na zona de arrebentação das praias do Brasil, onde vivem enterrados na areia, a pouca profundidade, apenas mantendo expostas as antenas, que são filtradoras de plâncton. Têm coloração branca. São usados na culinária. Sua presença é um indicador da qualidade ambiental de uma praia: praias com um certo grau de poluição ou de presença humana não costumam mais apresentar tatuís.


Fotografia: @vivianemiranda_planctologia


Fonte:

BRUSCA, R.C. & G.J. BRUSCA, 2007. Invertebrados. 2a edição. Editora Guanabara-Koogan, Rio de Janeiro. 968 pp. BRUSCA, R.C.; W. MOORE & S.M. SHUSTER, 2016.

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
2024!

2024!

Doliolida

Doliolida

Reflexão

Reflexão

Comments


bottom of page