Um pouco mais sobre as análises de bentos límnicos.
Ao analisar a comunidade bentônica de rios, reservatórios, córregos e riachos, obtemos não somente informações ambientais, mas também de saúde pública.
Alguns moluscos merecem atenção, pois se tornam hospedeiros de tranamissores de doenças. Em condições ambientais favoráveis, eles podem se multiplicar e trazer muitos transtornos.
Gastrópodes podem ser hospedeiros de S. mansoni, helminto trematóide causador da esquistossomose. No Brasil, a incidência de esquistossomose é alto, segundo dados do ministério da saúde.
Outros gastrópodes, como por exemplo, Melanoides tuberculata e Corbicula fluminea são espécies invasoras, possuindo grande capacidade migratória. Suas origens vêm do Leste da África e Sudeste da Ásia e Ásia, respectivamente. O grande problema de uma espécie invasora é a competição com espécies nativas pelo uso de habitas e de recursos.
Foto: Viviane Miranda Planctologia e Estudos Ambientais
#saúde #vivianemirandaplanctologiaeestudosambientais #bentos #corbicula #melanoides #consultoriaambiental #consultoriaambientalrj #consultoriaplanctônica #meioambiente #limnologia #ecologia #análisesambientais #riogrande #furnas #biotaaquática #empreendedorismofeminino
Kommentarer