A Lagoa Rodrigo de Freitas é um dos cartões postais mais bonitos e famosos do Rio de Janeiro. Embora seja uma lagoa urbana, muito utilizada para atividades esportivas, de bem-estar e de lazer, a lagoa Rodrigo de Freitas abrange importantes fauna e flora. Muitos especialistas acompanham a saúde ambiental da lagoa, que infelizmente, se torna receptor de esgotos clandestinos (doméstico e hospitalar). Ainda sim, a natureza sempre encontra uma maneira de driblar as adversidades.
O ecossistema característico da Lagoa Rodrigo de Freitas possui as características de um sistema lagunar estuarino e representatividades de um Manguezal. De todos os ecossistemas, o manguezal é um dos mais produtivos e também o mais vulnerável aos efeitos do desenvolvimento econômico e do crescimento desordenado das populações humanas.
De acordo com o trabalho de Souza et al.(2011), os principais componentes do zooplâncton são:
Brachionus plicatillis (maior abundância), Hexarthra sp., Keratella americana e Keratella cochlearis, Lecane sp., Acartia sp., náuplio de copépode, larvas de poliqueta, gastrópode e nemátodes etc.
Quanto à flora, notamos a presença de algumas espécies: Hibiscus tiliaceus, Calliandra harrisii, Nerium oleander, Bougainvillea glabra, Bauhinia sp, Cassia fistula, Ficus benjamina, Dillenia indica, Dietes bicolor, Avicennia africana,Ficus insípida, Dupsis lutescens…
Quanto à fauna, notamos a presença de alguma s espécies: Litopenaeus vannamei, Metanephrops rubellus, Colomesus asellus, Caranx crysos, Paralichthys brasiliensis, Gobionellus stigmaticus, Centropomus spp, Mugil liza, Ucides cordatus, Uca...
Fotografia: Miranda, V. (2023). Acervo pessoal.
Referências:
Comments