Foraminíferos: Você conhece?
Os foraminíferos constituem um grupo de organismos unicelulares que vivem sobre o fundo do mar ou como parte do plâncton marinho, de água salobra, e uma espécie de água doce. O protoplasma da célula dos foraminíferos é em grande parte envolvida por uma carapaça ou testa, composta de matéria orgânica secretada (tectina), minerais secretados (calcita, aragonita ou sílica) ou de partículas aglutinadas (grãos de areia, mica). Desse modo, testas de foraminíferos podem fossilizar-se, frequentemente, com preservação da composição e estruturas originais.
A testa pode ser constituída de uma única câmara (unilocular) ou várias (plurilocular) interconectadas por um forâmen (abertura), feição essa que dá o nome ao grupo. O grupo é documentado desde o Cambriano.
No passado, algumas rochas calcarias foram formadas predominantemente por testas de foraminíferos (calcários numulíticos ou com fusulinídeos). Tendo em vista sua grande diversificação e aumento de abundância, começando no final do Paleozoico, e o surgimento de formas planctônicas no Jurássico, foraminíferos são extremamente úteis como fósseis-guia para a datação e correlação de rochas sedimentares.
A distribuição geográfica dos foraminíferos é controlada por vários fatores ecológicos, o que os torna também importantes no estudo da paleoecologia.
As testas de foraminíferos são extremamente variadas quanto à composição da parede, forma e organização. Com base nestas características, cinco subordens são reconhecidas na Ordem Foraminiferida, Classe rhizopoda, Filo Sarcodina (Protista). Apesar de serem na maioria pequenos (submilimétricos) e unicelulares, alguns foraminíferos podem atingir tamanhos consideráveis (até vários centímetros), como é o caso dos fusulinídeos e numulitídeos.
Reino Protista
Filo Sarcodina
Classe Rhizopoda
Ordem Foraminiferida
Subordem Allogromiina
Subordem Fusulinina
Subordem Textulariina
Subordem Miliolina
Subordem Rotaliina
Fotografia: Miranda, V. (2023). Arquivo pessoal.
Referência:
Anelli, L.E.; Leme, J.M.; Oliveira, P.E.; Fairchild, T,R. 2020. Paleontologia. Guia de aulas práticas, uma introdução ao estudo dos fósseis. Universidade de São Paulo, Instituto de Geociências, 8a ed., 104p
#vivianemirandaplanctologiaeestudosambientais #vivianemirandaconsultoraambientalplanctônica #vivianemirandaplanctóloga #consultoriaambiental #consultoriaambientalrj #estudosambientais #consultoriaplanctônicarj -#consultoriaplanctônica #foraminifera #biologiamarinha #dicasambientais #enpreendedorismofeminino #empreendedorismo
Comments