Os efemerópteros (Ephemeroptera) são uma ordem de insetos aquáticos, popularmente conhecidos como efeméridas. Estão presentes no mundo todo, e correspondem a uma diversidade de aproximadamente 3.000 espécies, distribuídas em mais de 375 gêneros e 37 famílias. Sua origem remete ao período Carbonífero no Paleozoico, e, junto com as libélulas (Odonata) e outros insetos extintos (Palaeodictyopteroidea), as efeméridas compõem o grupo Paleoptera.
Em geral, a ordem está associada a ambientes aquáticos. A maior diversidade encontra-se em locais com águas rápidas, bem oxigenadas e não contaminadas. Devido à capacidade fraca de voo, os adultos estão quase sempre próximos de corpos d’água.
Por serem restritas a tipos particulares de habitats, a fauna Ephemeroptera é uma boa indicadora das características ecológicas de um local, como o grau de poluição. Deste modo, as efeméridas também podem ser empregadas para indicar água utilizável ou inviável para fim doméstico ou industrial.Além disso, são importantes para o ambiente por eliminar nitrogênio e outros compostos do rio quando emergem.
A distribuição desses insetos pode ser afetada por fatores abióticos e interações com outros organismos. Os hábitos alimentares das efeméridas são importantes para as transferências de energia nos ecossistemas lóticos. No entanto, são raros os casos de efeméridas predadoras.
Foto: @vivianemiranda_planctologia
Referências:
Kluge, N. J. (2004). The Phylogenetic System of Ephemeroptera. Dordrecht: Kluwer Academic Publishers
Ferreira, M. J. N.; Froehlich, C. G. (1992). «Estudo da fauna de Ephemeroptera (Insecta) do Córrego do Pedregulho (Pedregulho, SP, Brasil) com aspectos da biologia de Thraulodes schlingeri Traver & Edmunds, 1967». Revista Brasileira de Entomologia. 36 (3): 541-548
#vivianemirandaplanctologiaeestudosambientais #vivianemirandaconsultoraambientalplanctônica #vivianemirandaplanctóloga #ephemeroptera #macroinvertebrates #macroinvertebradosaquáticos #consultoriaambiental #consultoriaambientalrj #consultoriaplanctônicarj #consultoriaplanctônica #estudosambientais #água #monitoramentoambiental
Comentários