Vamos falar sobre a diversidade biológica?
A definição do Programa Ambiental das Nações Unidas (UNEP - United Nation Environment Program) (HEYWOOD, 1995, P.8) É AMPLAMENTE CITADA:
"Diversidade biológica significa a variabilidade entre os organismos de todos os ecossistemas incluindo terrestre, aquático, marinho e os complexos ecológicos de que eles fazem parte; isso inclui a diversidade dentro de espécies, entre espécies e de ecossistemas".
Simplificando, a definição de diversidade biológica é: "variedade e abundância de espécies em uma área de estudo definida". (MAGURRAN, 2013).
Ao analisar uma comunidade, por exemplo o zooplâncton, cada informação como densidade, abundância, riqueza, dominância etc., nos remete ao comportamento dos organismos ao ecossistema. Este comportamento (excesso, ausência etc.), muitas vezes, se torna um indicativo ambiental fundamental para os estudos ambientais, de monitoramento e de conservação.
A dica que compartilho hoje é o livro MEDINDO A DIVERSIDADE BIOLÓGICA, de ANNE E. MAGURRAN. É ideal para os profissionais que trabalham com a diversidade biológica: compreender os conceitos, os motivos de realizar alguns índices entre outros aspectos.

fotografia: Viviane Miranda Planctologia e Estudos Ambientais
Kommentarer