Recebo muitas mensagens de profissionais com formação na área ambiental, interessados em iniciar sua carreira na consultoria planctônica.
Vou então, de maneira simples listar três desafios e três dicas para quem deseja trabalhar com o plâncton:
Desafios
1) Trabalhar com o plâncton requer conhecimentos prévios. O profissional que deseja analisar o plâncton, precisa ter conhecimentos prévio sobre taxonomia, dinâmica das populações, estatística biológica e ecologia.
2) Trabalhar com o plâncton requer paciência. Analisar as comunidades planctônicas exige dedicação e um certo tempo de observações no microscópio. A paciência deverá ser uma grande aliada, uma vez que, para identificar e quantificar um táxon é necessário atenção aos detalhes.
3) Trabalhar com o plâncton requer conhecimentos em microscopia. Parece uma dica trivial, mas não é. Alguns profissionais não dispõem de conhecimentos em microscopia e assim não conseguem focar de maneira correta, usar os aumentos das objetivas para a visualização ideal para uma determinada comunidade e nem movimentar a platina, para a contagem de indivíduos.
Dicas
1) Busquem conhecimentos prévios em referências científicas seguras, como artigos científicos, normas, resoluções e livros referência.
2) Conheçam os grupos planctônicos que pretendam trabalhar.
3) Se especializem em uma comunidade planctônica. Assim, esta será sua referência.

Foto: Miranda, 2022. Viviane Planctologia e Estudos Ambientais.
#vivianemirandaplanctologiaeestudosambientais #vmpea #consultoriaambiental #consultoriaammbientalrj #consultoriaplanctônica #consultoriaplanctonicarj #análisesambientais #estudosambientais #meioambiente #monitoramentoambiental #limnologia #ecologia #biologiamarinha #plâncton #bentos #malacologia #macroinvertebrados
Comments