top of page

Desafios de se trabalhar com consultoria planctônica

Recebo muitas mensagens de profissionais com formação na área ambiental, interessados em iniciar sua carreira na consultoria planctônica.


Vou então, de maneira simples listar três desafios e três dicas para quem deseja trabalhar com o plâncton:


Desafios


1) Trabalhar com o plâncton requer conhecimentos prévios. O profissional que deseja analisar o plâncton, precisa ter conhecimentos prévio sobre taxonomia, dinâmica das populações, estatística biológica e ecologia.


2) Trabalhar com o plâncton requer paciência. Analisar as comunidades planctônicas exige dedicação e um certo tempo de observações no microscópio. A paciência deverá ser uma grande aliada, uma vez que, para identificar e quantificar um táxon é necessário atenção aos detalhes.


3) Trabalhar com o plâncton requer conhecimentos em microscopia. Parece uma dica trivial, mas não é. Alguns profissionais não dispõem de conhecimentos em microscopia e assim não conseguem focar de maneira correta, usar os aumentos das objetivas para a visualização ideal para uma determinada comunidade e nem movimentar a platina, para a contagem de indivíduos.


Dicas


1) Busquem conhecimentos prévios em referências científicas seguras, como artigos científicos, normas, resoluções e livros referência.


2) Conheçam os grupos planctônicos que pretendam trabalhar.


3) Se especializem em uma comunidade planctônica. Assim, esta será sua referência.


ree

Foto: Miranda, 2022. Viviane Planctologia e Estudos Ambientais.


 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page