top of page

Cladóceros

Foto do escritor: Viviane MirandaViviane Miranda

Vamos falar um pouco sobre os cladóceros? 💧🔬🙂


Os cladóceros são crustáceos da classe Branchiopoda (ordem Cladocera), que possuem na maioria das vezes entre 0,2 e 3mm. São em sua maioria, de água doce.


As espécies bentônicas são raspadoras, se alimentando da matéria orgânica de plantas, sedimentos, já as espécies planctônicas são filtradoras se alimentando de fitoplâncton, bactérias, detritos. Poucas espécies são predadoras.


Possuem rápido desenvolvimento, sendo sua reprodução basicamente assexuada e sem larvas. Há ocorrência de partenogênese por varias gerações e uma fêmea pode produzir incubações sucessivas. Na reprodução assexuada, os ovos são depositados na câmara de incubação, de onde os filhotes saem com aparência já semelhante a do adulto.


Entretanto, quando há uma mudança em algum fator ambiental, tornando assim o ambiente desfavorável, alguns ovos dão origem a machos e fêmeas sexuais. Estes então produzem ovos fertilizados envolvidos por uma cápsula protetora (efípio) que é liberada após a próxima muda. O efípio aguenta desta forma ressecamento, congelamento e a passagem pelo intestino de animais, se desenvolvendo quando as condições tornarem-se favoráveis novamente. O efípio é também, por causa de sua resistência, uma importante estrutura de dispersão, devido a sua formação, os cladóceros apresentam grande distribuição geográfica, sendo alguns de fato cosmopolitas.


Algumas espécies de cladóceros possuem várias formas, isto é chamado de polimorfismo e pode ser devido à idade do animal, à influência da predação ou a fatores ambientais. Neste caso, esse fenômeno leva o nome de ciclomorfose.


Fotografia: @vivianemiranda_planctologia em Núcleo de Estudos Limnológicos- NEL/UNIRIO. Gênero Moina. Gentilmente cedido por @wysscastelobranco e @helena.kah


Referências:



ESTEVES, F. A. Fundamentos de limnologia. Rio de Janeiro: Ed. Interciencia/FINEP, 2nd ed., 2001. 602p.

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
2024!

2024!

Doliolida

Doliolida

Reflexão

Reflexão

Comentarios


bottom of page