E quem disse que não há aranhas aquáticas?
Chelicerata é um subfilo do filo Arthropoda (artrópodes), dos quais constitui uma das principais subdivisões, que inclui as classes Arachnida (aranhas, escorpiões, carrapatos, ácaros, entre outros), Pycnogonida e Merostomata (o límulo), bem como extintas classes Eurypterida (os escorpiões marinhos) e Chasmataspida.
Argyroneta aquatica, conhecida pelo nome comum de aranha-de-água, é uma espécie de aranhas da família Cybaeidae. A espécie apresenta carapaça marrom-amarelada com estripações escuras e mede entre 8 mm e 15 mm de comprimento.
É a única aranha que vive permanentemente debaixo de água. Este tipo de aranhas é a única que consegue, usando os pequenos «pelos» das patas e do abdómen, aprisionam bolhas de ar, que retiram da superfície da água, e constroem com seda uma membrana que permite o armazenamento do ar contido nas bolhas, constituindo um reservatório subaquático denominado sino de ar. A seda é produzida sob a forma de um líquido que contém uma proteína, a fibroína que, em contacto com o ar, solidifica.
Fotografia: @vivianemiranda_planctologia
Amostra: @juma.bio
Commenti